A distância entre os saberes teóricos ensinados nos cursos de Pedagogia e os métodos de alfabetização utilizados em sala de aula foi o tema da pesquisa de mestrado da professora da Universidade Vale do Rio Doce, Erciléia Batista do Espírito Santo. No próximo Perspectivas Ceale, que acontece no dia 10, quinta-feira, às 19h30, Erciléia Batista discutirá os resultados de seu trabalho com duas especialistas em formação de professores. O encontro será no Auditório Luiz Pompeu, na Faculdade de Educação da UFMG. (Ceale/FaE/UFMG)
Entenda a pesquisa
Durante um ano, Erciléia Batista acompanhou o trabalho de três educadoras em suas turmas de alfabetização. Notou que, muitas vezes, as professoras propunham atividades sem que compreendessem muito bem seus objetivos pedagógicos. A pesquisadora passou, então, a estimular as educadoras a buscar bases teóricas que justificassem suas escolhas pedagógicas. Utilizando os livros da coleção Instrumentos de Alfabetização, organizada pelo Ceale, Erciléia propôs estudos sobre tópicos caros ao alfabetizador, como consciência fonológica e relação entre fonema e grafema. “Passei a auxiliar as professoras, relembrando-as das reflexões acadêmicas acerca dos sons da língua e de suas relações com a grafia“, conta. Segundo Erciléia, 100% dos alunos que acompanhou haviam alcançado o nível alfabético de escrita ao fim do ano. Ela atribui o bom desempenho das turmas à união entre prática e teoria.
A dissertação da conferencista, intitulada Dos saberes teóricos aos saberes da ação: a construção de concepções e práticas alfabetizadoras, pode ser lida na íntegra no Portal Educativo Ceale (www.ceale.fae.ufmg.br).
Todas as conferências do Perspectivas Ceale são gratuitas e abertas ao público. Não é necessário fazer inscrição.
Para mais informações, ligue para (31) 3409-5334.