Universidade Federal de Minas Gerais

%21%20billy%20elliot.jpg

Mostra sobre dança no cinema exibe 'Ópera do malandro' e 'Billy Elliot'

terça-feira, 29 de novembro de 2011, às 7h01

Ópera do malandro e Billy Elliot são os filmes desta semana da mostra Dança no Cinema, que o projeto Cinecentro, do Centro Cultural UFMG, apresenta até 15 de dezembro. Os filmes são exibidos às terças e quintas-feiras, sempre às 19h. A entrada é franca.

Sob curadoria da professora Isabel Coimbra, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, a mostra inclui filmes que promovem diálogos ricos entre a dança e o cinema. Segundo a curadora, a riqueza das imagens produzidas pelo cinema consegue transmitir o rigor, a precisão gestual, a suavidade do movimento e a emoção da dança. O encontro entre as duas linguagens, completa Isabel Coimbra, tem sido importante instrumento de divulgação das várias modalidades de dança e gerado pesquisas com abordagens diversas.

Esta é a programação:

Novembro
Dia 29 – Ópera do malandro, de Ruy Guerra

Dezembro
Dia 1 – Billy Elliot, de Stephen Daldry
Dia 6 – Sapatinhos vermelhos, de Michael Powel e Emeric Pressburger
Dia 13 – All that jazz, de Bob Fosse
Dia 15 – O último sonho de Pina Bausch, de Rainer Hoffmann e Ann Linsel

Saiba mais sobre os filmes da semana:

Dia 29, terça – Ópera do malandro, de Ruy Guerra
Rio, 1941. Em plena Segunda Guerra, malandros, prostitutas, contrabandistas e policiais protagonizam trama de intrigas nos cabarés e ruas da Lapa, o reduto da malandragem e da boêmia carioca. Inspirando-se no clássico de John Gray e na peça A ópera dos três vinténs, de Bertolt Brecht e Kurt Weill, Chico Buarque escreveu o espetáculo musical que deu origem ao filme.

dia 1º, quinta – Billy Elliot, de Stephen Daldry
Billy é um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, com o qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé, que vê em Billy um talento nato, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma à dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai.