A soma simples de conhecimento acadêmico e metodologias de ensino não faz mais sentido para a formação do docente. Essa é uma das teses que a professora Samira Zaidan, diretora da Faculdade de Educação (FaE), vai explorar em palestra na próxima quinta, 1 de dezembro, na sala de teleconferências da unidade. O evento será de balanço do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência, da Capes) na UFMG e no Brasil. Na Universidade, o projeto tem foco na integração das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na formação inicial dos professores. De acordo com Samira Zaidan, a identidade das licenciaturas é uma construção recente, e os cursos ainda têm um forte viés “bacharelesco”, ou seja, são muito baseados no conhecimento das disciplinas. “Com a universalização do ensino e a escola menos rígida, o professor precisa ser mais capaz de se explicar e de entender a relações em sala de aula, interagir com a diversas culturas, planejar de forma interessante e lidar com as novas tecnologias”, afirma a diretora da FaE. O público preferencial da palestra é formado por professores, funcionários e alunos de cursos de licenciaturas da UFMG. Certificados serão emitidos para aqueles que se inscreverem pelo site www.praxis.fae.ufmg.br. Informações também pelo telefone 3409-5340 ou pelo email nucleopraxis@gmail.com.
A atividade integra o ciclo de palestras Construindo redes, educação e tecnologia, organizadas pelo Núcleo Pr@xis /CNPq da FaE. O objetivo é promover ações educativas de inclusão digital por meio das TICs. A proposta prevê, por um lado, formação crítica de licenciandos em formação na Universidade e de professores diante da exploração de trabalho e da integração social ideológica nos atuais contornos do capitalismo; por outro, ampliar o debate e a pesquisa sobre novas formas de produzir e utilizar as TICs no âmbito educacional, visando apoiar processos individuais e coletivos de emancipação.