Universidade Federal de Minas Gerais

Ana Utsch
Foto%20Ana%20Utsch.JPG
Escola Memória Gráfica é parceira da UFMG em museu dedicado ao tema

Exposição no Centro Cultural apresenta retrospectiva de instituição dedicada à tipografia e à gravura

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011, às 7h02

Na manhã do próximo domingo, 18, o Centro Cultural UFMG inaugura mostra que celebra os 13 anos da Memória Gráfica Typographia Escola de Gravura. A montagem da exposição desenha uma linha do tempo que permite um olhar abrangente sobre o percurso da Escola desde a sua fundação, em 1998, até os dias de hoje. A Escola é parceira da UFMG no projeto do Museu Vivo Memória Gráfica, espaço estruturado no Centro Cultural para o desenvolvimento de oficinas de pesquisa e extensão dedicadas às artes do livro.

A Memória Gráfica nasceu por inspiração de um grupo de artistas e educadores liderados por Oswaldo Medeiros, com uma ideia simples e desafiadora: combinar os ofícios da arte gráfica e os princípios da arte-educação para promover a reinserção de jovens em situação de risco pessoal e vulnerabilidade social.

O resultado está explícito no conjunto da mostra. As impressões gravadas pelos alunos no percurso das oficinas revela criação que vale como acervo de produção artística e como demonstração de um trabalho que desperta talentos e estimula a evolução de pessoas que normalmente não encontrariam melhor oportunidade para se expressar – e existir – em seu meio social e cultural.

A abertura da exposição será às 10h30. O Centro Cultural UFMG fica na avenida Santos Dumont, 174 (esquina de Rua da Bahia). Mais informações pelos telefones 3409-8291 e 3409-8285 (Museu).