Concepções e análises diferentes sobre a educação de jovens e adultos (EJA), mas que partilham a percepção de que este é um campo político de formação e de investigação comprometido com a educação das camadas populares e com a superação da exclusão. A definição resume o conteúdo da coletânea Diálogos na Educação de Jovens e Adultos (Autêntica Editora). Organizada por Leôncio Soares, Maria Amélia Giovanetti e Nilma Lino Gomes, todos professores da UFMG, a obra pretende contribuir para a formação de educadores e intervenções pedagógicas nesse campo. São 14 artigos, de autoria dos pesquisadores do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, da Faculdade de Educação da UFMG, agrupados em cinco eixos temáticos: juventudes, sujeitos As discussões giram em torno de questões como a possibilidade de garantir a jovens e adultos de camadas populares seu direito ao conhecimento e à cultura, e como encontrar as formas mais apropriadas de organizar e aprender esse conhecimento. Segundo os organizadores, a abordagem dessas questões deve levar em conta vivências, identidades, lutas e saberes dos sujeitos da educação de jovens e adultos nas suas relações sociais, culturais e políticas. Os organizadores Com 296 páginas, o livro tem preço sugerido de R$ 39. (Assessoria de Imprensa da Autêntica Editora)
coletivos e políticas públicas, cultura popular, escola e formação de educadores.
Leôncio José Gomes Soares, doutor em Educação pela USP, é coordenador da Coleção Estudos em Educação de Jovens e Adultos, da Autêntica Editora. Maria Amélia Giovanetti é doutora em sociologia (Universidade Católica de Louvain, na Bélgica) e coordenadora do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos. Nilma Lino Gomes, doutora em antropologia social (USP), coordenadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG e vice-coordenadora do Programa Observatório da Juventude da FaE/UFMG.