Universidade Federal de Minas Gerais

Oficina propõe 'leitura branca' de textos literários

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012, às 7h01

Papel, lápis, caneta, tesoura, um texto literário de seu autor favorito e o próprio corpo. Essas são as sugestões de "matéria-prima" para o aluno que participar da oficina Papel, tesoura... e o grão da voz, ministrada pela professora Vânia Baeta, especialista em literatura e psicanálise.

A atividade volta-se para estudantes da área de ciências humanas, leitores leigos, escritores artistas e demais interessados na literatura mística, que está relacionada a relatos sobre o contato com o mistério divino. O objetivo é exercitar a citação de textos literários e a leitura em voz alta, como prática de escuta, reflexão e expressão do sujeito, através da chamada leitura branca, ou seja, não dramatizada.

Os recortes feitos pelos alunos serão gravados e veiculados no programa Migalhas Literárias, com estreia em março na Rádio UFMG Educativa.

A oficina acontece entre os dias 18 e 21 de fevereiro, das 14h às 18h, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Face). As inscrições podem ser feitas enquanto houver vagas no site da Fundep. A taxa é de R$ 20.