Fotos de Augusto Lacerda |
O chuveiro elétrico é, com certeza, o maior vilão da conta de energia. Tomar banho quente todos os dias pode custar quase 40% do valor total pago no final do mês. Assim, o aquecimento solar é uma alternativa que ajuda a economizar, e ainda contribui com o meio ambiente. Com o objetivo de aliar formação acadêmica a solidariedade, alunos do projeto de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Elétrica construíram um aquecedor solar de baixo custo, que foi entregue hoje ao Núcleo de Produção Humana Vinha da Luz, na comunidade de Sumaré, em Belo Horizonte. Os alunos do PET da Engenharia frequentaram curso técnico de capacitação, no Museu de História Natural da UFMG, para aprender a montar o sistema de aquecimento solar que foi instalado no centro de vivência. O Núcleo Vinha da Luz, localizado no bairro Aparecida, próximo ao Shopping Del Rey, conta com diversos serviços, como consultas odontológicas, curso de informática, creche, entre outros. Segundo Maria Filomena, responsável pelo centro, passam cerca de 200 crianças por dia no local. A economia de energia proporcionada pelo aquecedor solar instalado pelo projeto de extensão da UFMG beneficia a comunidade, já que o dinheiro que seria gasto com a conta de energia pode ser aplicado em melhorias na instituição. “Mas a preocupação ambiental é tão importante quanto a economia na conta”, ela acrescenta. A Escola de Engenharia da UFMG, representada na entrega oficial do aquecedor por seu vice-diretor, professor Alessandro Fernandes Moreira, forneceu apoio financeiro ao projeto. O aquecedor conta com um reservatório de 200 litros que tem capacidade de dar banho em cerca de 15 crianças, com a duração de 5 minutos – se a água quente for mesclada com fria, esse rendimento aumenta. A instalação foi realizada pelos próprios alunos da Escola de Engenharia, com auxilio de Carlos Alexandre, responsável pela manutenção do Vinha da Luz. “Com este projeto, descobrimos que ninguém faz nada sozinho”, revela João Paulo, graduando do 8º período de Engenharia Elétrica. “Após todo esse processo de aprendizagem, a concretização do projeto configura um importante passo para transformar os jovens estudantes, aliados na educação da sociedade para a necessidade de mudanças no modelo econômico predador e para um consumo de energia mais consciente”, afirmou o professor Pedro Donoso, tutor do projeto.