O diretor do Instituto Vox Populi, sociólogo Marcos Coimbra, participa neste sábado, 10 de março, da série Café com Conhecimento, do Espaço TIM UFMG do Conhecimento. Ele abre a temporada com palestra sobre A percepção pública e a mídia. O evento é gratuito. Para o sociólogo, as redes sociais estão proporcionando grande mudança no processo de formação e circulação de opiniões. “Existe uma democratização na formação de opiniões e, como consequência, a diminuição do poder da grande mídia. O eleitor não é mais passivo e rejeita as opiniões que vêm de fora”, analisa. Coimbra acredita que o maior desafio para os institutos de pesquisa é conseguir mensurar as oscilações da opinião pública nos ambientes virtuais. Como exemplo, ele cita o crescimento da candidatura da ex-senadora Marina Silva, que foi candidata à Presidência da República pelo Partido Verde. Na ocasião, nenhuma pesquisa apontou o crescimento de Marina, cuja candidatura foi impulsionada por seus apoiadores nas redes sociais. “Aquele modelo de pesquisa política em que um questionário é levado à casa das pessoas está com os dias contados”, afirma o sociólogo. As eleições municipais deste ano serão nova oportunidade para constatar como se comporta a opinião pública após o gradual crescimento das redes sociais no país. “A influência dessas novas mídias se multiplicaram da eleição presidencial para cá. Em seis meses teremos eleições e os candidatos devem estar preparados para esse novo cenário”, completa Coimbra. Marcos Coimbra foi professor do Departamento de Ciência Política da UFMG entre 1976 e 1990, e também atuou como pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade. O sociólogo deixou a carreira acadêmica para se dedicar ao Vox Populi, um dos principais institutos de pesquisa do país. Atualmente, é consultor de campanhas eleitorais e de políticas públicas, além de colunista dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense. (Assessoria de imprensa do Espaço TIM UFMG do Conhecimento)