Formado pela pianista Guida Borghoff e pela mezzo-soprano Luciana Monteiro de Castro, o Duo participou nos últimos nove anos de mais de 50 recitais de divulgação da canção brasileira; em 2007, apresentou obras de compositoras brasileiras nas duas edições do Encuentro Internacional Mujeres em el Arte, no México e na Espanha. No início de 2012, as concertistas participaram do Congresso Internacional A Língua Portuguesa em Música, tendo se apresentado em várias cidades portuguesas, além da capital Lisboa. No programa – um diálogo musical entre Brasil e Portugal - serão executadas obras de Heitor Villa-Lobos, Frutuoso Viana, Alberto Nepomuceno, Helza Camêu, Francisco de Lacerda e Carlos Marecos. O Duo (Setor de Divulgação da Escola de Música da UFMG)
Nesta segunda-feira, 19 de março, o Duo Borghoff-Monteiro de Castro se apresenta no Teatro Cariúnas, às 19h30, na série Prata da Casa. O recital terá participação especial da pianista Tânia Cançado, que apresentará a obra “Impressões seresteiras, de Heitor Villa-Lobos, inaugurando o piano Yamaha G1, adquirido pelo Projeto Cariúnas. O Teatro Cariúnas fica à rua Luiz de Mello Mattos, 175, bairro Planalto. A entrada é franca.
Luciana Monteiro de Castro é mineira de Belo Horizonte. Formou-se em Canto pela UFMG e pelo Conservatório Nacional, em Lisboa, na classe de Elsa Saque. Estreou aos 22 anos como solista da II Sinfonia de Mahler, sob regência de David Machado. Tem se apresentado como solista em diversas obras sinfônicas e óperas sob regência de nomes como Isaac Karabtchevsky, Emilio de César, Silvio Viegas, Charles Roussin e Luis Fernando Malheiro. Luciana concluiu mestrado e doutorado sobre a canção de câmara brasileira, com enfoque especial na obra de Helza Camêu. Leciona canto na UFMG desde 2002, onde atua nos cursos de graduação e pós-graduação,a lém de pesquisa e extensão. Ainda na Universidade, participa do diretório de pesquisa Resgate da Canção Brasileira, coordenado pela pianista Guida Borghoff, com quem forma o grupo Borghoff-Monteiro de Castro desde 2003.
Guida Borghoff, pianista recitalista e camerista, trabalhou com coros e elencos de óperas no Teatro Municipal de São Paulo por vários anos. Sua formação teve início com Joseph Kliass, e estudou também com Jacques Klein e Arnaldo Estrella. Na Alemanha, em Freiburg, sob orientação de Fany Solter e Helmut Barth, completou o mestrado em Música de Câmara em 1975. Concluiu em Karlsruhe (Alemanha), em 1995, o doutorado em Liedbegleitung, sob a orientação de Hartmut Höll e Mitsuko Shirai. Sua carreira inclui atuações ao lado de nomes como Boris Belkin, Antônio Menezes, Simon Blech, Céline Imbert e Eliane Tokeshi, entre outros. Lançou em 2008 um CD de canções de F. Liszt com o tenor brasileiro, radicado na Alemanha, Reginaldo Pinheiro. Desde 1996 é professora de piano e música de câmara nos cursos de extensão, graduação e pós-graduação da Escola de Música da UFMG. Gravou com Luciana Monteiro de Castro a íntegra de canções de Alberto Nepomuceno e parte da obra de Helza Camêu, e, com Mônica Pedrosa, os cancioneiros de Lorenzo Fernandez e de Francisco Braga.