Universidade Federal de Minas Gerais

noite%20oap%20violoes.jpg
Treze Cordas (acima) e Duo de Violões compõem as apresentações do Concerto de Outono da OAP

Conservatório realiza noite de violões no Concerto de Outono

sexta-feira, 27 de abril de 2012, às 5h56

A Organização dos Aposentados e Pensionistas da UFMG (OAP) promove nesta sexta, 27, a primeira apresentação do Concerto de Outono de 2012.

O espetáculo, que será realizado no Conservatório UFMG, contará com a presença do duo Treze Cordas, formado pelos violonistas Silvio Carlos e Carlos Walter, e do Duo de Violões, composto por José Lucena e Celso Faria. O Treze Cordas tocará juntamente com o percussionista Oszenclever Camargo.

Treze Cordas
O Treze Cordas emergiu das Rodas de Choro do Bar do Bolão e das reuniões associativas do Clube de Choro de Belo Horizonte. O grupo se inspira em temas compostos por Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Villa-Lobos, Garoto, Hermeto Pascoal e Tom Jobim.

Duo de Violões
José Lucena nasceu em João Pinheiro, Minas Gerais, e iniciou seus estudos em violão aos 14 anos. Em 1973, foi responsável pela introdução do primeiro curso de violão em uma instituição federal, a Escola de Música da UFMG, onde lecionou até 1997. Obteve inúmeras premiações, entre elas o primeiro lugar no Concurso Internacional de Violão de Porto Alegre, a medalha de ouro no Seminário Internacional de Guitarra de Montevidéu, além de diversas homenagens em eventos sobre violão.

Celso Faria é mineiro nascido em Passos, bacharel em violão pela Escola de Música da UFMG e especialista em música brasileira e prática interpretativas também pela UFMG. Conquistou inúmeras premiações, sendo destacadas o primeiro lugar nos concursos Jovens Solistas da Escola de Músicano, Jovem Músico BDMG, Bianca Bianchi e no Furnas Geração Musical.

Os concertos de outono da OAP são realizados no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1.534 – Centro). A entrada é franca. Reservas de lugares podem ser feitas pelo telefone 3409-4505.