Os projetos do Centro, denominados UFMG Digital, estão alinhados com diversas ações da atual administração da instituição, que inclui, entre outras iniciativas, a modernização da infraestrutura de comunicação de dados da Universidade, com a implantação da rede Wi-Fi. Para o Cedecom, as metas na área são consideradas urgentes e prioritárias, uma vez que a estrutura do Portal da Universidade data do ano 2000. "A experiência de comunicação da sociedade, em todo o mundo, se alterou profundamente na última década, deixando de ser apenas regional e convergindo mídias e públicos para a web. Também entre pesquisadores, a lógica de trabalho colaborativo nesse ambiente tem se intensificado. Nosso esforço é de atualizar os sistemas de informação da UFMG segundo essa realidade, para que a instituição, que tem natureza pública, amplie e consolide seus compromissos com os cidadãos e a sociedade, em nova abrangência comunicativa", diz o jornalista Marcelo de Freitas, diretor do Cedecom. Com a reorganização da fanpage da UFMG, a equipe de profissionais do Centro de Comunicação pretende levar ao público informações distribuídas nas colunas Pesquisa, Serviços, Cotidiano, Agenda de Eventos. História. Projetos de Extensão e Calendário de Defesas de Teses e Dissertações. O trabalho do grupo adotará também o sistema colaborativo, agregando sugestões do público e produções do setor de criação do Cedecom, do Portal, Boletim, revista Diversa, Divulgação Científica e rádio e TV UFMG. Na fanpage, o público poderá também acompanhar postagens do Twitter, do Flickr e do Instagram da Universidade. Usuários que desejarem seguir especificamente o Twitter ou o Instagram podem se adicionar, respectivamente, nos endereços oficiais @ufmgbr e @ufmg. Integrantes da Universidade interessados em contribuir devem enviar seus arquivos de texto, fotografia e vídeo para o e-mail redessociais@cedecom.ufmg,br. Pelo mesmo endereço, alunos classificados nos níveis 1 e 2 pela Fump podem enviar currículos para ocupar vagas em estágio no setor de Redes Sociais do Cedecom.
Instagram @ufmg
A fanpage da UFMG no Facebook está de cara nova. No ar desde ontem, (segunda, 14), a página, no endereço www.facebook.com/ufmgbr, ganhou formato de revista, com atualizações diárias sobre a vida universitária. A iniciativa é parte da política de comunicação da instituição, que prevê investimento para o novo Portal, em produção multimídia e redes sociais gerenciadas pelo Centro de Comunicação (Cedecom) da Universidade.