O encerramento da programação da 10ª Semana dos Museus será marcado, neste sábado, 19, às 11h, por debate sobre A mídia e o acontecimento. O tema será apresentado pela professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG Vera França. O evento, com entrada gratuita, integra a série Café com Conhecimento. A partir de estudos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (Gris), Vera França mostra que os dois conceitos podem ir além de seu uso mais difundido. Segundo ela, o acontecimento é revelador da vida social e sua visibilidade na mídia funciona como espécie de painel da nossa realidade. A partir desta perspectiva, a pesquisadora pretende discutir fenômenos contemporâneos como a corrupção, as celebridades e as telenovelas, entendendo a mútua articulação entre mídia e vida social na construção dos acontecimentos. Mídia, instituições e valores reúne estudos que vão do Big Brother Brasil às postagens nas redes sociais, passando por peças publicitárias e revistas de informação semanais. O livro Acontecimento: reverberações trata da divulgação e repercussão midiática de eventos como a morte de Osama Bin Laden, o casamento do príncipe William com Kate Middleton, a beatificação de João Paulo II e a construção de personalidades famosas como Eike Batista e Ronaldo Fenômeno. (Assessoria de imprensa do Espaço TIM UFMG do Conhecimento)
Após o café, será feito o lançamento dos livros Mídia, instituições e valores e Acontecimento: reverberações, organizados por Vera França em parceria com Laura Guimarães Corrêa e Luciana de Oliveira, também professoras de Comunicação na UFMG. As obras são o resultado de dois colóquios realizados em 2008 e 2011, que contaram com a participação de docentes do Brasil e do exterior. Os textos reunidos nessas publicações abordam fenômenos contemporâneos da sociedade midiatizada, trazendo análises dos mais diversos produtos da mídia.
Vera França é professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFMG e coordenadora do Gris. O grupo estuda as práticas comunicativas midiáticas e sua inserção social, com foco na dinâmica das imagens, representações, valores e instituições que circulam nos meios. Mais recentemente, vem se dedicando ao conceito de acontecimento e suas reverberações no âmbito midiático e na vida cotidiana.
O Espaço TIM UFMG do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Mais informações pelo telefone: (31) 3409-8366 e pelo email imprensa@espacodoconhecimento.org.br.