O mestrando em Psicologia do Desenvolvimento pela UFMG Hudson Golino foi um dos vencedores de prêmio internacional que selecionou sete jovens pesquisadores de diferentes países. O prêmio foi concedido pela International Testing Commission, organização internacional sem fins lucrativos empenhada em promover testes eficazes e diretrizes de avaliação, assim como a construção e o desenvolvimento de instrumentos educacionais e psicológicos de qualidade. Dois trabalhos desenvolvidos por Golino com seu orientador, Cristiano Mauro Assis Gomes, professor dos programas de pós-graduação em Psicologia e em Neurociências da UFMG, foram selecionados para apresentação na conferência de 2012, que será sediada na cidade de Amsterdã (Holanda). No artigo Predicting school achievement beyond intelligence: does metacognition matter?, os autores evidenciam que a metacognição, capacidade de monitorar e julgar o próprio desempenho cognitivo, ajuda a explicar o desempenho escolar de forma mais satisfatória que a inteligência – usualmente entendida como o preditor chave do rendimento dos alunos. Já no trabalho A set of methodological strategies to Identify Developmental Stages on Cognitive Tests, os autores mostram as evidências psicométricas de um teste que construíram para identificar estágios de desenvolvimento do raciocínio indutivo. Parceria O objetivo do estudo é verificar a estrutura e o desenvolvimento da eficiência de processamento cognitivo (velocidade, discriminação e controle) da memória de curto-prazo e da memória de trabalho, em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Também é investigado o papel de cada uma dessas variáveis na explicação sobre o desempenho em testes de raciocínio, em cada uma das idades.
Recentemente os pesquisadores foram convidados para apresentar, no Congresso Europeu de Desenvolvimento Adulto, os resultados iniciais de uma pesquisa que estão realizando em parceria com o ex-ministro da educação do Chipre, professor Andreas Demetriou.