Hoje, às 20h, o Centro Cultural UFMG promove mais uma edição do café científico Barômetro, com o tema Ciência e Sexualidade: liberdade de escolha ou escolha pela liberdade? O evento é aberto ao público e dispensa inscrições. Parceria entre o Centro Cultural e a Diretoria de Divulgação Científica UFMG, o projeto Barômetro visa promover a interação e o debate entre cientistas e público, e a popularização do conhecimento científico. Realizado toda última quinta-feira de cada mês, o evento é transmitido em tempo real pela Rádio UFMG Educativa (104.5). Ouvintes e internautas podem participar enviando perguntas e comentários para www.twitter.com/ufmgeducativa. Para esse debate, estão convidadas a professora Adla Betsaida Martins Teixeira, responsável pelo grupo de pesquisa Gênero, Sexualidade e Sexo (GSS), da Faculdade de Educação da UFMG, e a atriz Walkiria La Roche, transexual e coordenadora especial de Políticas de Diversidade Sexual do Estado de Minas Gerais. Walkiria é formada em Educação Física pela UFMG e em Gestão de Políticas Públicas pela PUCMinas. Discussão Há dilemas que comumente aparecem quando nos responsabilizamos pela discussão da sexualidade dos jovens. No entanto, por mais embaraçoso que nos pareça o assunto, questões como gravidez precoce, mudanças corpóreas e as DSTs são problemas práticos que devem receber um tratamento didático-pedagógico. Numa sociedade em constante transformação, a abertura para o debate de questões relativas a sexo e gênero tem se mostrado essencial. O evento contará, ainda, com a apresentação dos músicos Mauro Rodrigues (professor da Escola de Música da UFMG) e Leo Eimard. Outras informações pelo telefone 3409-8291.
A sexualidade humana figura como um dos temas mais inquietantes e, quase sempre, mais recusados no universo prático do educador. Entretanto, cada vez mais a escola tem sido convocada a enfrentar as questões relativas ao prazer e aos cuidados que envolvem o sexo. Como fazê-lo efetivamente, ultrapassando os limites anatômico-fisiológicos comumente desenvolvidos no ensino médio? Como evitar censuras inapropriadas ou imposição de valores pessoais dos educadores? Qual o desejável papel da escola perante a sexualidade?