A Fafich está com inscrições abertas para seis cursos de extensão na área de filosofia que englobam temas como filosofia e educação, tópicos em ética, história da filosofia, entre outros. Todas as atividades, com matrículas abertas até o dia 6 de agosto, são voltadas para professores, filósofos e profissionais liberais de todas as áreas. As inscrições, assim como mais detalhes sobre os cursos ministrados podem ser acessados aqui. Confira os cursos: Tópicos em antropologia filosófica: Foucault e a ética do cuidado de si Tópicos em ética: técnica e ética em Hans Jonas História da Filosofia III: A revolução copernicana na ética – a filosofia moral de Kant Tópicos em filosofia da linguagem: Uma análise introdutória da linguagem moral História da Filosofia IV: aspectos descritos e normativos na crítica de Nietzsche à Moralidade (Com Assessoria de Comunicação da Fundep)
Filosofia e educação II: questões de ética antiga – a teoria platônica do prazer
O curso promoverá a análise de passagens do Protágoras, da República e do Filebo, considerando as diferentes versões da teoria platônica do prazer em função dos contextos dialéticos (argumentativos) nos quais foram desenvolvidas. As aulas serão realizadas de 9 de agosto a 6 de dezembro, sempre às quintas-feiras.
A formação visa a explicitar o sentido da noção de cuidado de si, com base em concepções filosóficas da ética formuladas pelo filósofo Michel Foucault. O curso privilegiará o terceiro volume da História da Sexualidade (O cuidado de si) e o curso ministrado por Foucault em 1982 no Collège de France (A Hermenêutica do sujeito). As aulas serão realizadas de 9 de agosto a 6 de dezembro, às quintas-feiras.
A atividade didática visa a promover leituras e análises dos dois primeiros capítulos do livro Técnica, Medicina e Ética do filósofo Hans Jonas (“Por que a técnica moderna é objeto da filosofia?” e “Por que a técnica moderna é objeto da ética?”). Além disso, o curso tem como proposta conhecer a discussão que o autor faz faz sobre a técnica e as razões que apresenta para torná-la um tema da reflexão ética, assim como avaliar a consistência, a exequibilidade e atualidade da proposta. As aulas serão ministradas de 7 de agosto a 4 de dezembro, às terças-feiras.
Seu objetivo é esclarecer em que medida a filosofia moral kantiana pode ser considerada "revolucionária" em comparação às teorias morais fundamentais da época do filósofo. O curso será realizado de 8 de agosto a 5 de dezembro, às quartas-feiras.
As aulas terão como base o livro “Moral: Uma Introdução à Ética” (Martins Fontes, 2005), de Bernard Williams, e nelas serão discutidos temas como a possibilidade de análise do conceito de bom; o subjetivismo moral; o relativismo moral; o utilitarismo; e a natureza da moralidade. O curso será ministrado de 8 de agosto a 4 de dezembro, às quartas-feiras.
A formação abordará uma introdução geral à crítica de Nietzsche aos diversos aspectos descritivos e normativos daquilo que o filósofo chama de visão moral do mundo, ou moralidade no sentido pejorativo. O curso será realizado de 7 de agosto a 5 de dezembro, às terças-feiras.