Universidade Federal de Minas Gerais

Bruna Brandão/UFMG
invernalia.jpg
Equipe envolvida na produção da revista: lógica colaborativa

'Invernália', revista eletrônica do Festival, é lançada em Diamantina

quinta-feira, 19 de julho de 2012, às 21h02

Foi lançada nesta quinta-feira a revista eletrônica Invernália, produto do grupo de trabalho de mesmo nome, ligada à Casa da Palavra. O blog funciona como um experimento jornalístico que visa promover e divulgar as experiências do Festival de Inverno, usando de linguagem acessível e dinâmica. Coordenado pelos designers Eduardo Leonel e Pedro Toast, e pelo historiador diamantinense Erick Johan, o projeto é construído dentro da lógica colaborativa.

Participantes e coordenadores trabalham desde o primeiro dia do evento na elaboração do conceito da revista, logomarca e linha editorial. “Acredito que o mais relevante desse projeto seja a troca que ele proporciona. Pessoas diferentes, que há cinco dias não se conheciam, estão aqui agora, motivadas e trabalhando juntas para a construção de algo em comum".

Processo
A ideia do projeto nasceu de trabalho anterior, desenvolvido pela coordenação do Festival com crianças do bairro da Palha. A ideia era criar uma revista para os moradores de Diamantina, na qual pudessem participar do processo de produção. As próprias crianças decidiram o nome da revista. Dentro do Festival, o projeto tomou corpo com a participação de seis participantes, vindos de diferentes cidades, a maioria estudantes universitários. Eles acreditaram no sucesso da iniciativa, saíram de suas casas para passar 12 dias em Diamantina, trabalhando com a revista.

O clima descontraído da redação só confirma o fato de que todos estão envolvidos e empolgados com o projeto. Arthur Bonani, o caçula da turma com 14 anos, descobriu rapidamente o seu espaço no projeto, atuando como uma espécie de consultor de informática. Dois anos atrás fez um curso de photoshop, e ganhou conhecimentos que pretende aplicar à Invernália. “Já faz um tempo que eu gosto dessas coisas, quando vi esse grupo na programação pensei que seria uma boa oportunidade. Eu participo de todas as etapas".

Acompanhe aqui a publicação.

(Natália Carvalho)