Universidade Federal de Minas Gerais

Casa das Imagens propõe ‘dia sem câmeras’

segunda-feira, 23 de julho de 2012, às 15h11

A Casa das Imagens lançou uma proposta inusitada para hoje, aos participantes do 44º Festival de Inverno da UFMG, em Diamantina: um dia sem câmeras. A ideia é que tanto profissionais quanto amadores deixem seus equipamentos de fotografia e vídeo em casa e participem dos eventos do Festival com “olhar livre”.

O coordenador da Casa das Imagens, André Brasil, professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG, explica que a proposta nasceu da percepção, compartilhada por várias pessoas, de que há um exagero na produção de imagens durante os eventos e atividades. “Começamos a desconfiar de que as pessoas estavam se eximindo de viver o momento para fazer o registro. É como se o registro fosse mais importante do que a experiência de vivenciar o que está acontecendo”, diz.

Ele ressalta que a campanha não é uma proibição e que os proponentes não são contra as imagens. O objetivo principal é que as pessoas não façam fotografias e vídeos por fazer, mas pensem nas imagens que estão sendo produzidas, de que maneira isso acontece, qual será seu destino e sua utilização. “Não estamos nos colocando contra as imagens. É apenas um jejum, uma redução, um momento de acalmar as câmeras, que estão muito vorazes”, pontua.

De acordo com André, a campanha quer suscitar a discussão entre as pessoas e isso já está acontecendo, uma vez que, desde o lançamento da proposta, muitos já o procuraram para falar sobre o assunto. “Não vamos ficar vigiando as pessoas para que não façam imagens. O sucesso da campanha está mais na discussão do que na ausência de câmeras nos eventos”, enfatiza o coordenador.

Casa das Imagens
Em atenção ao espírito de acolhimento e hospitalidade que rege a relação entre os saberes e as práticas, as atividades do 44º Festival de Inverno da UFMG foram distribuídas em seis núcleos, chamados de Casas: Casa da Cidade, Casa da Memória Chica da Silva, Casa da Palavra, Cada das Imagens, Casa do Corpo, Casa dos Cantos e da Escuta. Cada uma reúne grupos de trabalho e congrega um conjunto de iniciativas distintas, mas também partilhados com outras Casas em certas ocasiões, sob a forma de espetáculos, performances, shows, seminários, intervenções e mutirões.

Segundo André Brasil, a Casa das Imagens foi pensada, desde o início, para trabalhar em conjunto com as outras Casas. A Casa abriga a produção de vídeo-documentários e intervenções audiovisuais, além de organizar mostras e exibições de filmes em espaços públicos. Os participantes dos grupos de trabalho se valem das experiências vividas ao longo do Festival e das culturas presentes para pensar a produção e exibição de imagens. “A Casa das Imagens se propõe não só a fazer imagens, mas também a pensar sobre elas”, assinala.

A ideia é que haja um desdobramento do trabalho após o Festival, com a produção de material para utilização principalmente em escolas.

A Casa das Imagens está instalada no Mercado Velho, no centro histórico de Diamantina.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente