Proposta pela equipe do professor Marcos Pinotti (foto), do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da UFMG, a tecnologia, que já tem patente depositada, foi desenvolvida em parceria com a Fundação Hospital de Olhos, no Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão (Lapan) da Escola de Engenharia, coordenado por Pinotti. Segundo o pesquisador, a ideia é disponibilizar, a baixo custo, método e aparelhos que permitam rastrear déficits de aprendizagem relacionados à visão. A inovação foi tema de palestras e discussões em dois eventos – o 7º Technology and Medical Sciences International (TMSI), que terminou ontem; e a 11ª Irlen Internacional Conference, que prossegue até amanhã – realizados na Escola de Engenharia. Triagem Armazenados em banco de dados sediado no Lapan, o sistema também pode realizar a integração de informações médicas, como vacinação, peso e altura, que viabilizem relatórios de análises e estudos epidemiológicos com o objetivo de auxiliar a gestão das políticas municipais e estaduais. Segundo Ricardo Guimarães, diretor da Fundação Hospital de Olhos, dados dos ministérios da Saúde e da Educação revelam que 30% das crianças em idade escolar sofrem com problemas visuais que podem influenciar negativamente no processo de aprendizagem. Entre os distúrbios de aprendizagem relacionado à visão estão a miopia, o astigmatismo, o estrabismo e a Síndrome de Irlen, que afeta 46% dos indivíduos com déficits específicos de aprendizagem e leitura e 33% dos casos de Transtorno de Déficit de Atenção e de Dislexia, mas ainda é pouco conhecida no Brasil e não é detectada por exames oftalmológicos de rotina. A pesquisadora Helen Irlen, responsável pelos primeiros estudos sobre o distúrbio que leva seu nome, é uma das participantes do 11ª Irlen Internacional Conference. Mais informações sobre as pesquisas aqui.
Foca Lisboa/UFMG
Tecnologia inédita, que consiste em equipamento digital e metodologia para acompanhamento da saúde visual de crianças na escola, é um dos temas em discussão, esta semana, em eventos internacionais no campus Pampulha.
Sistema completamente digital que pode substituir com vantagem os testes analógicos hoje disponíveis no mercado internacional, o objeto da pesquisa de Pinotti pode padronizar e realizar exames de triagem, além de identificar, monitorar e realizar intervenção precoce nos casos de déficit relacionado à aprendizagem.