Estão abertas, até 31 de agosto, exclusivamente pela internet, as inscrições para seleção de candidatos aos cursos de graduação de Licenciatura em Educação do Campo e Formação Intercultural para Educadores Indígenas, com entrada no segundo semestre de 2013. O candidato pode requerer redução da taxa de inscrição, que é de R$ 100, desde que envie Declaração de Pobreza para a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), até 5 de setembro. Nesse caso, o candidato deve efetuar o pagamento da inscrição no valor de R$15. São ofertadas 35 vagas para cada curso, e os candidatos precisam preencher requisitos específicos, conforme edital. A documentação exigida deve ser encaminhada até 5 de setembro de 2012 para a Copeve – Unidade Administrativa III – 2º andar – avenida Antônio Carlos, 6627 – bairro Pampulha, Belo Horizonte/MG - CEP 31270-901. Educação do campo Os candidatos devem obrigatoriamente, ter o número de inscrição no Enem 2012, que será utilizado juntamente com o CPF do candidato para efetivar sua inscrição. Além disso, o resultado das cinco provas do Enem será utilizado como etapa única de seleção para esses candidatos. Educadores indígenas Para esses candidatos serão aplicadas provas de Conhecimentos Gerais (Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Química) e de Leitura e Interpretação de Textos, em Língua Portuguesa e ainda a prova de Redação. As provas serão realizadas no dia 25 de novembro, às 14h, em Belo Horizonte e em Montes Claros.
O curso de Licenciatura em Educação do Campo habilita professores para atuar nos últimos quatro anos do Ensino Fundamental e Médio, na Área de Ciências da Vida e da Natureza, em escolas que atendem as populações do campo.
A Formação Intercultural para Educadores Indígenas habilita professores para atuar nas séries finais do Ensino Fundamental e Médio, na área de Ciências Humanas e Sociais, nas escolas indígenas.