A edição de agosto do Ceale Debate discute a relação entre as habilidades de leitura avaliadas em exames sistêmicos e aquelas trabalhadas em sala de aula por meio dos livros didáticos. A atividade acontece na próxima terça-feira, 28 de agosto, às 19h30, no Auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação. Limitações O evento é aberto ao público e dispensa inscrições.Mais informações pelo telefone (31)3409-5334 ou pelo e-mail jornalismoceale@fae.ufmg.br . (Com Assessoria de Imprensa do Ceale)
A discussão será conduzida a partir dos resultados da pesquisa de mestrado de Cláudia Mara de Souza, especialista em Linguística pela UFMG e professora da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (MG). Em sua dissertação, ela concluiu que habilidades avaliadas em exames nacionais nem sempre são exploradas nos livros didáticos, o que explicaria o baixo desempenho dos estudantes em muitos desses exames.
Para a realização da pesquisa, foram analisados dois tipos de provas, o chamado Programa de Avaliação do Ensino Municipal (Paem) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, prova conhecida como Saeb. Além disso, Cláudia analisou também questões de uma coleção de livros didáticos adotada em um município mineiro. A pesquisadora comprovou sua hipótese inicial: as habilidades de leitura trabalhadas nos livros didáticos avaliados são limitadas, não exigem operações mentais mais complexas, como inferências, análises e generalizações, o que, segundo Cláudia, induz ao questionamento sobre o tipo de leitor que a escola vem formando.