As dificuldades que algumas crianças enfrentam ao longo do processo de alfabetização e as estratégias que elas empregam para o reconhecimento de palavras escritas serão abordadas em palestra no próximo dia 25, na Faculdade de Educação (FaE). Na palestra Como as crianças que enfrentam dificuldades no processo de alfabetização leem palavras?, a professora Sara Mourão, da FaE, apresenta os resultados de sua pesquisa realizada com quinze alunos com idades entre sete e onze anos em escola municipal de Belo Horizonte. A pesquisa foi baseada em teste de leitura controlado por critérios linguísticos relacionados às propriedades das palavras. Os resultados apontam que as dificuldades estão relacionadas a uma dissociação entre o conhecimento das letras e o desenvolvimento da consciência fonológica. Aberta ao público, sem necessidade de inscrição, a palestra acontece às 19h30, no auditório Neidson Rodrigues, no campus Pampulha da UFMG. O evento integra ciclo de palestras organizado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Mais informações pelo telefone (31) 3409-5334 ou pelo e-mail jornalismoceale@fae.ufmg.br.