As dificuldades enfrentadas e as estratégias adotadas por algumas crianças ao longo do processo de alfabetização para reconhecer palavras serão abordadas na próxima edição do Ceale Debate, marcada para o próximo dia 25, às 19h30, no Auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação. Na palestra Como as crianças que enfrentam dificuldades no processo de alfabetização leem palavras?, a professora da FaE e pesquisadora do Ceale Sara Mourão apresenta os resultados de sua pesquisa realizada com 15 alunos de 7 a 11 anos de escola municipal de Belo Horizonte. Inicialmente, a pesquisadora fará uma explanação sobre como é feita a leitura de palavras e sua relação com a compreensão de textos. Perfis A pesquisa foi baseada em um teste de leitura controlado por critérios linguísticos relacionados às propriedades das palavras. Os resultados apontam que as dificuldades estão relacionadas a uma dissociação entre o conhecimento das letras e o desenvolvimento da consciência fonológica. O Ceale Debate tem como objetivo apresentar estudos e pesquisas que possam subsidiar a atuação de profissionais envolvidos no ensino da leitura e da escrita. O evento é gratuito e aberto ao público e dispensa inscrição prévia. Mais informações pelo telefone (31) 3409-5334 ou pelo e-mail jornalismoceale@fae.ufmg.br
Em seguida, apresentará perfis de estudantes com defasagem em leitura e escrita e suas estratégias para ler palavras: enquanto alguns se apoiam na identificação de letras, outros já apresentam bom domínio da correspondência entre letra e som. Ao final, Sara Mourão apontará conclusões de sua pesquisa, que indicam caminhos que podem contribuir para a aprendizagem desses alunos.