As dificuldades que algumas crianças enfrentam ao longo do processo de alfabetização e as estratégias que elas empregam para o reconhecimento de palavras escritas serão abordadas em palestra na próxima terça-feira, 25, às 19h30, no auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE). Na palestra Como as crianças que enfrentam dificuldades no processo de alfabetização leem palavras?, a professora Sara Mourão, da FaE, apresenta os resultados de sua pesquisa realizada com quinze alunos, com idades entre sete e onze anos, de escola municipal de Belo Horizonte. Inicialmente, a pesquisadora explicará como é feita a leitura de palavras e sua relação com a compreensão de textos. Em seguida, apresentará perfis de estudantes com defasagem em leitura e escrita e suas estratégias para ler palavras: enquanto alguns se apoiam na identificação de letras, outros já apresentam bom domínio da correspondência entre letra e som. Ao final, Sara Mourão apontará conclusões de sua pesquisa que, segundo ela, indicam caminhos que podem contribuir para a aprendizagem desses alunos. A pesquisa foi baseada em teste de leitura, controlado por critérios linguísticos relacionados às propriedades das palavras. Os resultados apontam que as dificuldades estão relacionadas a uma dissociação entre o conhecimento das letras e o desenvolvimento da consciência fonológica. O projeto Ceale Debate tem como objetivo apresentar estudos e pesquisas que possam subsidiar a atuação de profissionais envolvidos no ensino da leitura e da escrita. Gratuito e aberto ao público, o evento dispensa inscrição prévia. Mais informações pelo telefone (31) 3409-5334 ou pelo e-mail jornalismoceale@fae.ufmg.br.