Para monitorar as campanhas on-line em capitais brasileiras e rastrear o que as pessoas publicam na internet sobre o processo eleitoral, a UFMG lançou o Observatório das Eleições de 2012. Desenvolvidos sob a coordenação do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, os softwares responsáveis pelo funcionamento do site promovem a mineração dos dados provenientes da web relacionados a candidatos e a temas da pauta de portais de notícias e de redes sociais e outros canais. O levantamento abrange 14 capitais espalhadas pelas cinco regiões do país. O projeto é fruto de parceria entre os departamentos de Ciência da Computação, de História (que compõem o Centro de Convergência de Novas Mídias) e Ciência Política, representado pelo Grupo de Pesquisa Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral da UFMG. No site, é possível filtrar os dados por cidade, partido ou evento. Outra funcionalidade é o acompanhamento em tempo real dos tweets relacionados à disputa eleitoral. Os eventos de campanha (debates televisivos e dias de votação) também serão monitorados pelo Observatório das Eleições de 2012, de modo que será possível acessar, mesmo depois de tais eventos, as postagens feitas no Twitter. A essa massa de informações se juntarão links de notícias e dos vídeos postados no YouTube mais compartilhados pelas redes sociais e a “nuvem de tags”, que apresenta as expressões mais utilizadas pelos internautas em suas publicações. O Observatório das eleições pode ser acessado aqui. (Grupo de Pesquisa Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral)