Universidade Federal de Minas Gerais

Espaço TIM UFMG do Conhecimento tem programação no projeto Primavera dos Museus

quarta-feira, 26 de setembro de 2012, às 5h52

Mostra audiovisual sobre movimentos agrários e a mesa-redonda Questão agrária, educação do campo e conhecimento abrem nesta quarta-feira, 26, a programação Primavera dos Museus no Espaço TIM UFMG do Conhecimento.

A mostra Sentimentos da Terra, desenvolvida pelo Projeto República da UFMG, será aberta às 17h, em sessão comentada por pesquisadores envolvidos na produção dos vídeos. A duração prevista é de duas horas.

A partir das 19h30, os professores Miguel Gonzalez Arroyo e Maria Isabel Antunes, ambos da Faculdade de Educação da UFMG, e Sonia Maria Roseno, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, discutem em mesa-redonda temas como questão agrária, educação do campo e conhecimento. A seguir, serão lançadas publicações sobre o tema da mesa, que acontece no café do Espaço TIM UFMG do Conhecimento.

Já nesta quinta-feira, 27, das 18h30 às 20h, o trio By Brasil – Jazz e Bossa volta a se apresentar no café do Espaço TIM UFMG do Conhecimento. No mesmo dia acontecem sessões do projeto Jogos do Conhecimento, ações educativas baseadas em jogos (Origens e UFMGames). A inciativa, que acontece às quintas-feiras, a partir das 18h, procura aproximar o público de brincadeiras que fazem parte de diferentes tradições culturais, proporcionando múltiplas experiências e instigando a curiosidade de crianças, jovens e adultos.

Ainda como atividade da 6ª Primavera dos Museus, no sábado, 29, às 11h, o projeto Café com Conhecimento promove debate sobre Os caminhos nervosos do humor, com o médico e cartunista Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues, Lor.

Coordenador Clínico do Centro de Referência em Neurofibromatoses do Hospital das Clínicas da UFMG e membro da Academia Mineira de Medicina, Lor tornou-se cartunista em 1973 e, desde então, publicou cerca de cinco mil charges, ilustrações e cartuns em diversos órgãos de imprensa.

O Espaço TIM UFMG também conta com nova exposição temporária, Leituras do ambiente urbano e suas interações sociais, trabalho desenvolvido pelo curso de design da Escola de Arquitetura e que ocupa dois andares. A exposição está aberta à visitação até 7 de outubro, em todos os horários de funcionamento do Espaço.

O projeto Primavera dos Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o objetivo de estimular o debate e a reflexão sobre assuntos da atualidade.

As atividades têm entrada franca. Mais informações pelo telefone (31)3409-8350 ou aqui.