Como se constrói uma celebridade e qual o impacto da chamada celebrização na vida contemporânea? O tema será discutido no campus Pampulha, nos dias 18 e 19 de outubro, em evento que vai reunir pesquisadores do Brasil, de Portugal e da França. O Seminário internacional natureza e construção da celebridade no século XXI é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (Gris) em parceria com os programas de pós-graduação em Comunicação da UFMG e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento, aberto ao público, com entrada gratuita, vai acontecer no auditório Sônia Viegas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). As inscrições devem ser feitas no site do Seminário, até o dia 16 de outubro. Segundo os organizadores, até há pouco tempo, as celebridades eram assunto apenas de revistas e programas de fofocas. Hoje em dia, a celebrização faz parte de toda a mídia – capas de revistas de informação, telejornais de prestígio e portais da internet. “Nesse cenário, as celebridades refletem cada vez mais os valores de nossa sociedade”, constatam. O Seminário, primeiro específico sobre o tema no Brasil, pretende ampliar a interlocução entre os pesquisadores brasileiros interessados no tema e constituir espaço para o debate de reflexões formuladas em outros países. Estarão presentes, no evento, os pesquisadores Sabine Chalvon-Demersay, da École des Hautes Études en Sciences Sociales, Eduardo Cintra Torres, professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, e Jamil Dakhlia, da Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle, entre outros.