Esclarecimentos sobre o método de pontuação e classificação de pessoas que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão feitos pelo professor José Francisco Soares, membro do Conselho Nacional de Educação e do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (Game) da Faculdade de Educação da UFMG, que participa neste sábado, a partir das 11h, do Café com conhecimento no Espaço TIM UFMG do Conhecimento. O evento terá transmissão via web. Com o tema Enem: cálculos e desafios, o debate também abordará mudanças ocorridas no exame desde sua criação, em 1998, até 2009, quando foi adotada a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como método de atribuição de notas. O novo método constrói o perfil do estudante, de acordo com sua proficiência. A pontuação não é calculada segundo o número de acertos, mas atribui-se um escore que representa os conhecimentos de cada participante em determinada área e sua competência em realizar as tarefas. A TRI é baseada no comportamento estatístico de cada item da prova, que estabelece a relação entre a proficiência do estudante e a probabilidade de acerto da questão. Ou seja, quanto maior a proficiência, maior a chance de acerto do item. “A nota atribuída pela TRI depende de quais questões o aluno acertou e não apenas do total de acertos. Esta é a mudança de maior visibilidade em relação ao processo usual”, conta José Francisco. Segundo o convidado, o método clássico de atribuição de notas, que pontua de acordo com a quantidade de acertos, é simples, porém limitado. “Primeiramente assume que todos os itens do teste fornecem a mesma quantidade de informação sobre o nível do aluno. Isto, entretanto, não correspondente à realidade. Por exemplo, um resultado de 14 acertos numa prova de 20 itens fáceis não informa o mesmo que essa pontuação em um teste de itens difíceis.” Isso explica porque dois examinados que acertam o mesmo número de questões recebem pontuações diferentes. “A nota é de acordo com o perfil. Interessa saber qual questão você acertou e qual você errou”, completa. A Teoria de Resposta ao Item é utilizada também em outros exames, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos, que mede o nível educacional de jovens de diversos países, a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica que fazem diagnósticos sobre a qualidade do ensino brasileiro. O convidado também comenta sobre a prova de redação e as diversas utilidades do Exame. Ele considera ainda a área de interesse de cada estudante e as habilidades exigidas no exame. “Um aluno que vai fazer engenharia precisa saber mais da área de exatas do que um aluno que vai ingressar na área de artes, por exemplo”, comenta. Enem 2012 No primeiro dia, as provas são de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia, aplicam-se testes de linguagens, códigos, redação e matemática. Os Cafés do Espaço O Espaço TIM UFMG do Conhecimento Para outras informações sobre a programação dos Cafés acesse o site do espaço ou entre em contato pelo telefone (31) 3409-8366.
Enem acontece nos dias 3 e 4 de novembro deste ano e será composto por uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões. No primeiro dia, as provas são de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia, aplicam-se testes de linguagens, códigos, redação e matemática.
O Café com Conhecimento é a oportunidade de conhecer e conversar mais sobre um determinado assunto, a partir da contribuição de um especialista. Já o Café Controverso tem a participação de dois convidados com pontos de vista distintos sobre a temática discutida. Os interessados podem acompanhar a transmissão simultânea dos cafés pelo site do Espaço.
O Espaço TIM UFMG do Conhecimento integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e tem como objetivo aproximar a população do conhecimento científico com o uso de recursos tecnológicos e lúdicos, promovendo atividades em seu espaço.