Universidade Federal de Minas Gerais

Método de avaliação e desafios do Enem serão tema de debate amanhã no Espaço TIM UFMG; assista ao vivo

sexta-feira, 5 de outubro de 2012, às 12h00

Esclarecimentos sobre o método de pontuação e classificação de pessoas que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão feitos pelo professor José Francisco Soares, membro do Conselho Nacional de Educação e do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (Game) da Faculdade de Educação da UFMG, que participa neste sábado, a partir das 11h, do Café com conhecimento no Espaço TIM UFMG do Conhecimento. O evento terá transmissão via web.

Com o tema Enem: cálculos e desafios, o debate também abordará mudanças ocorridas no exame desde sua criação, em 1998, até 2009, quando foi adotada a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como método de atribuição de notas. O novo método constrói o perfil do estudante, de acordo com sua proficiência. A pontuação não é calculada segundo o número de acertos, mas atribui-se um escore que representa os conhecimentos de cada participante em determinada área e sua competência em realizar as tarefas.

A TRI é baseada no comportamento estatístico de cada item da prova, que estabelece a relação entre a proficiência do estudante e a probabilidade de acerto da questão. Ou seja, quanto maior a proficiência, maior a chance de acerto do item. “A nota atribuída pela TRI depende de quais questões o aluno acertou e não apenas do total de acertos. Esta é a mudança de maior visibilidade em relação ao processo usual”, conta José Francisco.

Segundo o convidado, o método clássico de atribuição de notas, que pontua de acordo com a quantidade de acertos, é simples, porém limitado. “Primeiramente assume que todos os itens do teste fornecem a mesma quantidade de informação sobre o nível do aluno. Isto, entretanto, não correspondente à realidade. Por exemplo, um resultado de 14 acertos numa prova de 20 itens fáceis não informa o mesmo que essa pontuação em um teste de itens difíceis.” Isso explica porque dois examinados que acertam o mesmo número de questões recebem pontuações diferentes. “A nota é de acordo com o perfil. Interessa saber qual questão você acertou e qual você errou”, completa.

A Teoria de Resposta ao Item é utilizada também em outros exames, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos, que mede o nível educacional de jovens de diversos países, a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica que fazem diagnósticos sobre a qualidade do ensino brasileiro.

O convidado também comenta sobre a prova de redação e as diversas utilidades do Exame. Ele considera ainda a área de interesse de cada estudante e as habilidades exigidas no exame. “Um aluno que vai fazer engenharia precisa saber mais da área de exatas do que um aluno que vai ingressar na área de artes, por exemplo”, comenta.

Enem 2012
Enem acontece nos dias 3 e 4 de novembro deste ano e será composto por uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões. No primeiro dia, as provas são de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia, aplicam-se testes de linguagens, códigos, redação e matemática.

No primeiro dia, as provas são de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia, aplicam-se testes de linguagens, códigos, redação e matemática.

Os Cafés do Espaço
O Café com Conhecimento é a oportunidade de conhecer e conversar mais sobre um determinado assunto, a partir da contribuição de um especialista. Já o Café Controverso tem a participação de dois convidados com pontos de vista distintos sobre a temática discutida. Os interessados podem acompanhar a transmissão simultânea dos cafés pelo site do Espaço.

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento
O Espaço TIM UFMG do Conhecimento integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e tem como objetivo aproximar a população do conhecimento científico com o uso de recursos tecnológicos e lúdicos, promovendo atividades em seu espaço.

Para outras informações sobre a programação dos Cafés acesse o site do espaço ou entre em contato pelo telefone (31) 3409-8366.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente