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Uma abordagem teatral sobre o imaginário afro-brasileiro, com ênfase no mito dos orixás, é o mote do espetáculo Xangô, atração de hoje do projeto Quarta Doze e Trinta, no auditório da Reitoria, a partir de 12h30, com entrada franca. Montada por alunos do curso de teatro da UFMG, a peça reúne músicas, danças, cenário e figurino inspirados na cultura popular. O espetáculo é resultado de trabalho de pesquisa realizado pelo diretor Cristiano Diniz sobre a musicografia brasileira e os ritmos populares relacionados ao candomblé, umbanda, folia de reis, catira e caboclinho. “São recursos que trazem para a cena a representação dos conflitos entre os orixás, como a luta de Xangô e Ogum, inspirada no Maculelê, um misto de dança, luta e jogo de bastões, com os quais os participantes desferem e aparam golpes", detalha Diniz, ressalvando que o "ritmo dos tambores e até a coreografia foram reapropriados e ressignificados, deixando apenas uma leve referência das batidas dos bastões".