Universidade Federal de Minas Gerais

Tomboy.jpg
'Tomboy' é o primeiro filme da mostra no Cine Humberto Mauro

Grupo da UFMG abre mostra de cinema que discute diversidade sexual

terça-feira, 30 de outubro de 2012, às 6h42

A 1ª Mostra Todxs Diversxs, composta de obras audiovisuais que contribuem para as discussões sobre a pluralidade das experiências LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) na contemporaneidade, tem início nesta terça, 30 de outubro, às 19h, no Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

A mostra, que exibe filmes realizados recentemente, no Brasil e no exterior, será iniciada com Tomboy (2011), da cineasta francesa Céline Sciamma. A sessão contará com mesa-redonda composta por pesquisadores e estudiosos que discutirão a obra. A programação está em www.fafich.ufmg.br/dhglbt/. As sessões são gratuitas e abertas ao público.

Segundo os organizadores, a seleção dos filmes privilegia obras que ajudam a “pensar sobre situações vividas por crianças e adolescentes no percurso de suas descobertas e manifestações relacionadas a gênero e sexualidade”

Organizada pelo Núcleo de Diretos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG (NUH), em parceria com o curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA, a mostra integra as atividades do projeto de extensão Educação sem Homofobia, do NUH, e ocorrerá em três cidades mineiras: Belo Horizonte, Contagem e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

Projeto desenvolvido desde 2008, o Educação Sem Homofobia forma professores de ensino fundamental e médio para lidarem com questões relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero.

(Com assessoria do NUH)