Universidade Federal de Minas Gerais

Magda Soares discute hoje, na FaE, desenvolvimento de consciência fonológica em crianças

terça-feira, 13 de novembro de 2012, às 5h47

“O primeiro passo para a criança aprender a ler e a escrever é entender que a língua é som. Ela precisa focar a atenção no som, desviando a atenção do conteúdo”, afirma a professora emérita da UFMG Magda Soares, que participa de debate nesta terça-feira, 13, às 19h30, no auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação, no campus Pampulha.

Com o tema Alfabetização na educação infantil: como promover o desenvolvimento da consciência fonológica?, Magda e outras palestrantes vão abordar o desenvolvimento da criança no que se refere à descoberta do princípio alfabético e à aprendizagem inicial da escrita ortográfica.

O evento Ceale Debate terá participação de professoras do Núcleo de Alfabetização e Letramento do município de Lagoa Santa. A partir de relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de educação infantil para o ensino da língua escrita, as palestrantes mostrarão que atividades envolvendo rimas e aliterações – repetição de sons consonantais idênticos ou semelhantes – são ótima alternativa para levar os alunos a focalizarem os sons da língua.

A entrada é franca, sem necessidade de inscrições. O evento será transmitido ao vivo pela Rádio FaE e pelo Twitcam. Perguntas podem ser feitas durante o debate, pelo telefone (31) 3409-5318.