A obra, produzida pela editora Peter Lang, de Nova York, será lançada durante o evento Paulo Freire: the global legacy, na Nova Zelândia, que terá participação de Júlio Diniz. As sonhadoras do título são onze mulheres educadoras que participaram do Movimento dos Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) e que tiveram seus casos abordados nas pesquisas de Julio Diniz-Pereira. A tese desenvolvida pelo autor, segundo o texto de apresentação da obra, é de que a construção de identidade nessa situação é um processo sociopolítico e cultural longo e complexo. “O livro apresenta uma análise poderosa de suas incríveis histórias de vida [...], procurando desvelar os principais elementos que concorrem para o desenvolvimento de suas identidades como educadoras militantes”, continua o texto. Doutor pela University of Wisconsin–Madison, Júlio Diniz é editor de Formação docente – Revista brasileira de pesquisa sobre formação de professores. Desde 2005 ele oferece anualmente o curso Paulo Freire and Education for Social Justice, na universidade americana. Entre 2011 e 2012, Diniz passou um ano como professor visitante da University of Washington, em Seattle, no noroeste dos EUA. Outras informações estarão em breve no site da editora.
A construção de identidade dos educadores ativistas na luta pela terra no Brasil é o tema central do livro How the dreamers are born – Struggles for social justice and the identity construction of activist educators in Brazil (Como nascem os sonhadores – lutas por justiça social e a construção de identidade de educadores militantes no Brasil, em tradução livre), do professor Júlio Emílio Diniz-Pereira, da Faculdade de Educação da UFMG.