O dialogo entre a linguagem musical e teatral será promovido pelo espetáculo Construção cênica para a canção, que acontece hoje (14), a partir das 18h30, na UFMG. O concerto apresentado pela mezzo-soprano Aline Araújo e pelo pianista Adriano Lopes, que integra a série VivaMúsica, contará com a participação de Iberê Carvalho, na viola, além de direção cênica de Raísa Campos e iluminação de Victor César. Baseado em pesquisa de mestrado que investigou os princípios da relação entre a arte teatral e o campo da música, realizada por Aline Araújo em 2007, o concerto tem no programa obras de Franz Schubert, Achille Picchi, Carlos Gomes, Samuel Matheus, Ronaldo Miranda, Lorenzo Fernandez e Johannes Brahms. Aline Soares Araújo é bacharel em canto lírico e tem mestrado em performance musical pela UFMG, onde fez estudos complementares em harpa e música de câmara. Preparadora vocal do coral Musicanto, de Contagem, ela mantém duos de música de câmara com os pianistas Adriano Lopes e Victor Martins. Adriano Lopes possui licenciatura em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e cursa a graduação em piano na UFMG. Palestra João Pedro estudou órgão, composição e arquitetura em Lisboa, e fez doutorado em Música (composição) na Universidade de New York em Stony Brook (EUA). Professor na UFMG, publicou o livro Teoria analítica da música do século 20 (Fundação Calouste Gulbenkian) e artigos em revistas nacionais e internacionais. O evento será realizado no auditório Fernando de Mello Vianna, da Escola de Música, que se localiza na avenida Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha. Outras informações pelos telefones 3409-4718 e 3409-4700. (Com setor de divulgação da Escola de Música)
Antes do concerto, às 17h40, o compositor português João Pedro Oliveira fará palestra sobre Tempo, espiritualidade, ilusão. Ele pretende abordar as diversas influências sobre o trabalho de composição, passeando por temas como a relação entre a música e outras artes, a noção de espiritualidade na obra musical, a percepção de tempo na música e a influência de compositores clássicos.