A última greve nacional unificada dos docentes das universidades federais é o ponto de partida da análise que o historiador Marcelo Badaró Mattos, da Universidade Federal Fluminense (UFF), fará nesta terça-feira, dia 20, às 14h, no Auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação.
Na palestra, que será transmitida ao vivo pela Rádio FaE e por este canal de TV, ele analisará aspectos das políticas públicas para a educação superior no país e características gerais das formas de organização do sindicalismo brasileiro.
Badaró Mattos é professor titular de História do Brasil do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Dedica-se aos estudos da História Social do Trabalho e às discussões de teoria e metodologia da História. Publicou diversos livros e artigos, entre os quais destacam-se E. P. Thompson e a tradição de crítica ativa do materialismo histórico; Escravizados e livres: experiências comuns na formação da classe trabalhadora carioca e Trabalhadores e sindicatos no Brasil
A atividade integra o curso Capitalismo Contemporâneo, Educação e Tecnologia, promovido pelo programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG.