Publicações que reproduzem seminários, estudos históricos, diálogos e ensaios produzidos pelo projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil em 2012 serão lançadas neste sábado, 24, a partir das 10h, na Livraria Crisálida (rua da Bahia, 1.148, sobreloja 48 – Edifício Maletta). A coleção possui cinco séries, entre as quais aquelas com textos apresentados em seminários anuais do projeto, que reúnem pesquisadores em educação de todo o país. A coleção, produzida em parceria com a Mazza Edições, é integrada pelas séries Seminários, Estudos Históricos, Clássicos da Educação Brasileira, Diálogos e Ensaios. Durante o evento, autores e colaboradores da coleção conversarão com o público sobre os volumes recentes. A série Seminários congrega textos apresentados em seminários organizados anualmente elo projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, com a presença de pesquisadores em educação de todo o país. Trabalhos sobre a história da educação e áreas relacionadas compõem a série Estudos Históricos, enquanto a Diálogos reúne textos que favorecem o intercâmbio de ideias de professores da educação básica e pesquisadores das diversas áreas da educação. A série Clássicos da Educação Brasileira veicula resenhas introdutórias das principais obras desse campo. Ensaios, por sua vez, destaca textos com interpretações da relação entre a educação e questões históricas da sociedade brasileira nos últimos 200 anos. A coleção tem 17 volumes publicados. O projeto Com o objetivo de articular ações de ensino, pesquisa e extensão em universidades públicas brasileiras, o projeto promove reflexão sistemática sobre a educação pública no Brasil, por meio de seminários regulares e de um programa semanal (às segundas, das 20h às 22h) veiculado na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM ou em www.ufmg.br/radio). Mais informações pelo telefone (31) 3481-0591.
Criado em 2007, o projeto Pensar a Educaçlão Pensar o Brasil é desenvolvido por professores e alunos da Faculdade de Educação, do Departamento de Educação Física e integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (Gephe).