Universidade Federal de Minas Gerais

Simpósio discute comportamento e cognição de crianças e adolescentes

segunda-feira, 26 de novembro de 2012, às 5h50

Aprofundar o conhecimento da evolução comportamental, cognitiva e didática de crianças e adolescentes e contribuir para a identificação de transtornos mentais e psicológicos nessas faixas etárias são alguns dos objetivos do I Simpósio de neurociências aplicadas à saúde e educação, que reúne 12 professores da UFMG em palestras que acontecem a partir desta quinta-feira (29), no auditório do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG).

Promovido pela Sociedade Interdisciplinar de Neurociências Aplicadas à Saúde e Educação (Sinapse), o evento contará também com a presença de professores da UFRJ, PUC Minas, Fumec e Unifesp.

Com programação direcionada a especialistas em psicopatologia infanto-juvenil, profissionais e estudantes na área da saúde e educação, o evento será aberto com a palestra As neurociências e a educação no século 21, proferida pelo médico Ramon Consenza, que possui mestrado e doutorado em Ciências (Morfologia) pela UFMG. Atuando na área de Neurociências, com ênfase em neuroanatomia e neuropsicologia, dirigiu o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fumec.

Autor do livro Neurociência e educação, Consenza explica as mudanças do cérebro diante do aprendizado e mostra como a neurociência caracteriza e explica o funcionamento da mente em alunos que já nasceram envolvidos com aplicativos digitais.

A palestra Como o cérebro aprende? será ministrada pela médica Leonor Bezerra Guerra, que também atua como professora na UFMG. Especialista em neuropsicologia, a professora coordena na Universidade o programa O cérebro vai à escola: um diálogo entre a neurociência e a educação. O objetivo desses projetos é a divulgação, orientação e acompanhamento de profissionais na área de educação sobre conceitos básicos da neurociência, que são tidos como indispensáveis para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem e ainda contribuem para possíveis intervenções.

Serão realizadas também palestras que discutem a aprendizagem e transtornos psiquiátricos, a existência do TDAH, a necessidade da atuação médica no ambiente escolar, a relação entre a autoridade e desenvolvimento infantil, o comportamento de risco e drogas na adolescência, a função cognitiva dos bebês, dentre outros.

O auditório do IEMG fica na rua Pernambuco, 47, bairro Funcionários. As inscrições podem ser feitas no site do evento, onde está disponível também a programação. Outras informações pelo email sinapseeventos@gamil.com ou pelo telefone 9203-3992.