Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da Ciência da Informação aborda em palestra 'escrita da Pátria Mineira'

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012, às 5h56

A professora Ivana Parrela, do curso de Arquivologia da UFMG, realizará, na próxima terça-feira, 11 de dezembro, a palestra Entre arquivos, bibliotecas e museus: a construção do patrimônio documental para uma escrita da história da Pátria Mineira – 1895-1937, tema de sua tese de doutorado em História.

O evento, promovido pela Fundação Municipal de Cultura e pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, acontece às 19h, no auditório do Centro de Cultura Belo Horizonte, e integra o projeto Novos Registros – Banco de Teses sobre BH. A entrada é gratuita.

A tese Entre arquivos, bibliotecas e museus: a construção do patrimônio documental para uma escrita da história da Pátria Mineira – 1895-1937, defendida na UFMG em 2009, analisa a construção de instituições culturais em Minas Gerais naquele período, bem como as relações entre bibliotecas, arquivos e museus.

A pesquisa estuda, em especial, a estrutura do Arquivo Público Mineiro, que congregava, naquele período, os núcleos das três instituições consideradas essenciais com vistas a uma identidade regional para o estado mineiro: o arquivo, a biblioteca e o museu.

Após a palestra, que valerá certificado de participação, Ivana Parrela participará de bate-papo com o público. Os trabalhos que compõem o projeto Novos Registros podem ser consultados no Banco de Teses do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, localizado na rua Itambé, 227, Floresta.