Universidade Federal de Minas Gerais

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Cena de Viridiana, de 1961

Centro Cultural exibe filmes de Buñuel em mostra sobre o desejo no cinema

terça-feira, 4 de dezembro de 2012, às 5h52

O Centro Cultural UFMG receberá, a partir desta terça-feira, 4, a mostra O desejo no cinema, com obras do cineasta espanhol nacionalizado mexicano Luis Buñuel.

As sessões integram o projeto Cinecentro e ocorrem às terças e quintas-feiras, às 19h, com entrada gratuita. Na abertura, será exibido Viridiana, de 1964. A mostra prossegue até 18 de dezembro.

Os filmes escolhidos para a mostra, que conta com curadoria dos professores Elisa Maria Amorim e Marcos Alexandre, da Faculdade de Letras, foram realizados na Europa dos anos 1960 e 1970, com locação em países como Espanha e França.

Segundo os curadores, é possível observar nas obras de Buñuel a intensidade do olhar sobre os objetos, a crítica à moral burguesa, mesclas de realidade e fantasia, indícios de violência oculta, relações velho-jovem e, mais que tudo, a onipresença do desejo e suas sombras.

O Cinecentro é projeto permanente do Centro Cultural UFMG e oferece ao público acesso a filmes que proporcionem entretenimento qualificado, atrelados a temas que promovam a reflexão.

O Centro Cultural UFMG fica na avenida Santos Dumont, 174, Praça da Estação, Centro de Belo Horizonte. Outras informações pelos telefones (31) 3409-8284 e 3409-8290.

Programação

Dia 4 – Viridiana
De Luis Buñuel (Espanha, 1961, 90min)
Don Jaime, velho fidalgo espanhol, vive retirado em uma fazenda abandonada desde a morte de sua esposa, ocorrida 30 anos atrás, no dia do seu casamento. O fidalgo recebe a visita de sua sobrinha Viridiana, noviça em um convento, que se parece extraordinariamente com sua mulher. Ela vai despedir-se do tio antes de professar definitivamente. Diante de tamanha semelhança, Don Jaime se apaixona loucamente por Viridiana, mas suas súplicas não a convencem a permanecer a seu lado.

Dia 6 – Diário de uma camareira (Le journal d’une femme de chambre)
(França, 1964, 93min)
A camareira Celestine conseguiu ocupação no campo trabalhando para a família Monteil, que tem certas peculiaridades. Madame Monteil é frígida, mas seu marido está sempre caçando animais ou mulheres. O pai de Madame Monteil tem um fetiche: sapatos femininos. E logo faz Celestine usar um deles. Joseph, um trabalhador da região, se sente atraído pela camareira, que contorna a situação e faz amizade com o ex-oficial Mauger, que não suporta Monsieur Monteil. Quando o pai de Madame Monteil falece, Celestine deixa o emprego, pois pensava em voltar para Paris. Porém, ela altera seus planos ao saber que Claire, doce garotinha da região, foi morta e estuprada. Celestine crê que o criminoso seja Joseph, que ironicamente diz que quer se casar com ela. Ela então vai trabalhar na casa de Joseph e lá começa a criar indícios que incriminem o trabalhador, que agora é seu noivo.

Dia 11 – Bela da tarde (Belle de jour)
França, 1966, 100min
Séverine é uma jovem rica e bonita, porém infeliz. Ela ama seu marido, que é médico, mas eles não são tão íntimos quanto ela deseja. Ela então procura um discreto bordel, comandado por Madame Anais, para realizar suas fantasias eróticas e conseguir o prazer que seu marido não lhe proporciona. Séverine trabalha como prostituta à tarde e à noite retoma a vida de casada.

Dia 13 – Tristana
Espanha, 1970, 98min
Toledo, ano de 1923. Tristana, jovem de 18 anos que acabou de perder a mãe, é recolhida por Don Lope, aristocrata meio arruinado, famoso por suas convicções de pensador livre. Ignorante do mundo e da vida, Tristana sente pelo seu tutor uma mistura de reconhecimento e repulsão. Porém, não tarda em tornar-se sua amante, indo contra a desaprovação da governanta Saturna e os murmúrios das pessoas. Tristana, então, conhece o jovem pintor Horacio, por quem se apaixona.

Dia 18 – Esse obscuro objeto do desejo (Cet oscur objet du désir)
França/Espanha, 1977, 99 min
Logo após Mathieu entrar em um trem, ele joga um balde de água em uma bela jovem que estava na plataforma, surpreendendo os passageiros que ocupavam sua cabine. Ele resolve explicar a seus companheiros de viagem a razão do seu ato e conta-lhes sobre sua obsessão por Conchita, bela arrumadeira que parecia nunca ter trabalhado antes com as mãos. Começou, então, um jogo de gato e rato no qual Mathieu, homem rico e sofisticado que está entrando na terceira idade, tenta obsessivamente ganhar os afetos de uma jovem de 18 anos. Conchita, por sua vez, manipula seu desejo e, assim, cada um deles tenta ganhar o controle absoluto sobre o outro.

(Com Assessoria de Comunicação do Centro Cultural UFMG)