Universidade Federal de Minas Gerais

Aula inaugural da Oficina de Paleografia debate ensino de história afro-brasileira e indígena em fontes textuais

terça-feira, 19 de março de 2013, às 5h50

Pesquisa e ensino de história afro-brasileira e indígena em fontes textuais – desafios e possibilidades é o tema da aula inaugural da Oficina de Paleografia, que acontecerá na próxima segunda-feira, 25 de março, a partir da 17h15, no auditório Professor Baesse, 4º andar da Fafich.

A inscrição será feita no dia do evento a partir das 17h, no valor de R$ 2, e dará direito a certificado e material informativo.

A aula será ministrada pelo professor Pablo Luiz de Oliveira Lima, da Faculdade de Educação (FaE). Mestre e doutor pela UFMG, Pablo Lima é autor de trabalhos que versam ferrovia, sociedade e cultura; e o medo dos quilombos e a construção da hegemonia escravista nas Minas Gerais dos séculos 17 e 18.

Após a conferência, haverá breve apresentação sobre a oficina, metodologia de trabalho e avaliação.

A Oficina de Paleografia é uma iniciativa de alunos de graduação, pós-graduação dos cursos de História e áreas afins. O principal objetivo é consolidar um espaço permanente de estudo, discussão, exercício e troca de experiências no trabalho em arquivos e na leitura e transcrição de fontes históricas.

Podem participar, independentemente de experiência prévia, pessoas com interesse em fontes manuscritas em língua portuguesa, de qualquer tipologia, datadas entre os séculos 15 e 20. Em 2012, a Oficina promoveu 23 encontros semanais, contando com média de 30 participantes de diferentes cursos da UFMG e de outras instituições de ensino.