Nestas segunda e terça-feira, 8 e 9 de abril, acontece em Brasília o 7º Encontro de Assessorias de Comunicação das Universidades Federais, promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A diretora do Centro de Comunicação da UFMG, Valéria de Fátima Raimundo, representa a Universidade no evento. Valéria, que também é professora do Departamento de Comunicação da Fafich, participará da mesa Promoção institucional, que acontece às 17h do dia 9, ao lado de Fernanda Ottoni, coordenadora de comunicação do Ministério da Agricultura. A convite do secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, a UFMG vai apresentar o projeto do Centro de Comunicação (Cedecom), que unifica os processos de comunicação da Universidade a partir de um conjunto de diretrizes comuns. “Entre as iniciativas, abordarei o Programa Digitas, voltado para a implantação de um sistema de comunicação digital na Universidade com vistas a inseri-la no patamar das universidades de classe mundial”, detalha Valéria Raimundo. O Digitas é constituído de quatro projetos: a Web UFMG Digital, a Rádio UFMG Educativa, a TV Digital UFMG e a Produção de Conteúdos no cenário da comunicação digital. “É um programa que converge para a consolidação da comunicação institucional da Universidade. Será a primeira vez que o apresentaremos fora da UFMG", explica Valéria Raimundo. Outros temas A assessora de Comunicação da Andifes, Iara Malta, lembra que o Encontro está sendo retomado depois de um hiato de dois anos. “Fizemos uma programação mais abrangente, abordando tanto temas relativos às assessorias de comunicação quanto abordagens específicas da comunicação universitária", explica. O resultado, segundo ela, se reflete no número recorde de participações: 59 universidades. Participam do evento jornalistas que atuam em instituições de educação, ciência e tecnologia e integrantes de assessorias de sindicatos ligados às universidades. A programação do Encontro completa pode ser conferida no site da Andifes.
Nas demais mesas, o evento abordará temas como comunicação institucional, divulgação científica, relacionamento com a imprensa, Lei de Acesso à Informação, gestão de eventos públicos, uso e mensuração de redes sociais, gerenciamento de crise e panoramas e perspectivas para o ensino superior no Brasil.