Universidade Federal de Minas Gerais

No Conservatório, violonista Ricardo Marçal homenageia britânico Benjamin Britten

quinta-feira, 11 de abril de 2013, às 5h52

Foto:Daniel Protzner
DoEruditoaoPopularRicardo%20Marcal%20-%20foto%20de%20Daniel%20Protzner.JPGO projeto Do Erudito ao Popular, do Conservatório UFMG, recebe nesta quinta-feira, 11, às 20h, o violonista Ricardo Marçal, que fará homenagem ao centenário do compositor britânico Benjamin Britten através de seu Nocturnal Op. 70.

Segundo os organizadores, “a peça funciona como núcleo do recital e em torno dela orbitam peças inspiradas, em diferentes graus, pela cultura popular, ora como memória, ora como renascimento”. O repertório inclui ainda composições de Scarlatti, Giuliani, Tárrega, Moreno-Torroba e Mignone.

Ricardo Marçal é bacharel em Música pela UFMG e foi bolsista do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão durante dois anos. A convite do maestro Oscar Ghiglia, participa anualmente dos cursos de verão da Accademia Musicale Chigiana, de Siena, na Itália.

Paralelamente à carreira como solista, Ricardo integra o Quarteto Barros e o quarteto de violões Corda Nova. Professor dos cursos de história da música e apreciação musical da Academia de Ideias, o violonista prepara um artigo sobre o repertório oitocentista de música de câmara com violão, em parceria com o historiador Gerson Castro.

Os ingressos serão vendidos a R$ 20 e R$ 10 (meia). O Conservatório UFMG fica na avenida Afonso Pena, 1534, Centro de Belo Horizonte. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8300.

(Com assessoria de imprensa do Conservatório UFMG)