Universidade Federal de Minas Gerais

Rodrigo Dai
Gilvan%20Pixuim%203-Cre%B4dito%20Rodrigo%20Dai%20-%20C%F3pia.jpg

Gilvan de Oliveira apresenta o CD 'Pixuim', no Conservatório UFMG

quinta-feira, 25 de abril de 2013, às 5h55

Composições próprias e relíquias de Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Chico Cesar, Dominguinhos e até dos Beatles. Esse é o repertório do CD Pixuim, que o violonista Gilvan de Oliveira apresentará nesta quinta-feira,25, às 20h, no Conservatório UFMG.

O disco comemora os 20 anos de carreira do músico, completados em 2011. Entre as canções estão as composições próprias Renascimento e Em terra de cego quem tem cinema é doido, de Gilvan, além de clássicos como Sarajevo (Armandinho), Lamento sertanejo (Gilberto Gil e Dominguinhos), Eleanor Rigby (John Lennon e McCartney), entre outros.

A apresentação também contará com a participação dos músicos Serginho Silva (percussão), Felipe Moreira (teclado) e Cleber Alves (sax). O show realça a sofisticação do simples, o intuitivo e o erudito. “É a mistura harmônica de estilos e inspirações”, explica Gilvan.

Violonista, cantor, compositor, professor e arranjador, Gilvan de Oliveira nasceu em Itaú de Minas. Estudou na Escola de Música da UFMG, com o mestre José Lucena Vaz, e ainda com Joe Diorio, do Guitar Institute of Technology de Los Angeles (EUA). Foi professor e diretor da Música de Minas Escola Livre, criada por Milton Nascimento e Wagner Tiso. Tem seu trabalho como solista registrado nos álbuns Cordas e coração, Traquina, Vinícius nas cordas de Gilvan, Retratos, Sol e Violão caipira. Dirigiu e arranjou o CD Semente caipira, de Pena Branca, com o qual ganhou o Grammy Latino 2001.

Já se apresentou nos Estados Unidos, França, Portugal, Cuba, Uruguai, Bélgica, Espanha, Alemanha, Itália e Lituânia. Dirigiu e participou como músico no DVD Ser Minas tão Gerais, com Milton Nascimento.

(Com assessoria de comunicação do Conservatório UFMG)