Será lançado nesta terça, 30, o Dicionário do dialeto rural no Vale do Jequitinhonha, coordenado pela professora da Fale Carolina Antunes. O evento terá início às 17h no Centro de Memória da Faculdade de Letras, localizado no segundo andar da unidade.
A obra resulta de estudo do vocabulário da língua falada na zona rural de municípios do Vale do Jequitinhonha, desenvolvido a partir da coleta de dados feita no período entre 1980 e 2000. Verbetes e expressões também foram recolhidos por meio de conversas com a população rural e extraídos de estudos sobre o Vale. A pesquisa ainda considerou dicionários da língua portuguesa, glossários de outras regiões do país, além de pesquisas relacionadas ao tema.
O estudo realizado por cerca de dez anos reúne mais de mil verbetes extraídos de todas as regiões do Jequitinhonha – a obra não se limita a fornecer o significado da palavra, mas disponibiliza todas as informações importantes à compreensão de cada verbete. Com isso, o dicionário apresenta o léxico de cada expressão, a maneira como é pronunciada no Vale do Jequitinhonha e ainda informa se está ou não dicionarizada, se é datada ou se existe informação quanto à etimologia.
Segundo Carolina Antunes, o projeto está ligado à trajetória acadêmica da autora, que saiu de Turmalina, cumpriu parte dos seus estudos em Diamantina e recebeu incentivo da Faculdade de Letras da UFMG para trabalhar com sua região de origem.
O livro também será lançado no dia 8 de junho, a partir das 17h, no anfiteatro da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, campus I, em Diamantina.