Universidade Federal de Minas Gerais

FaE realiza ciclo de debates sobre a inclusão educacional de pessoas com necessidades especiais

segunda-feira, 6 de maio de 2013, às 5h42

A partir desta segunda-feira, 6, até 20 de maio, o Grupo de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (Geine) promove a décima edição do Ciclo de Debates, que reunirá alunos, técnicos e professores em oficinas, mesas de debate e mostra de trabalhos no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Acesse a programação do evento.

O evento pretende refletir sobre os processos educacionais e práticas pedagógicas que contribuem para tornar a universidade e a escola pública acessíveis a todos os públicos, levantar questões relativas à inclusão escolar e profissional de pessoas com necessidades educacionais especiais e propiciar aos participantes contato com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizada na comunicação com pessoas surdas.

As atividades realizadas nos dias da abertura e do encerramento do evento são gratuitas e abertas ao público. As oficinas, no entanto, são restritas aos alunos da FaE. No dia e horário de cada evento, os interessados receberão ficha de inscrição para ser preenchida presencialmente.

Promovendo a inclusão
Criado em 2002, o Geine realiza pesquisas sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais na escola e trabalho. Para isso, mantém contato com instituições especializadas, escolas comuns e especiais.

O grupo recebe alunos de todos os cursos que queiram desenvolver trabalhos, teses e pesquisas na área, possui banco de dados sobre a produção da Universidade em torno do assunto e realiza oficinas de braile e libras com pessoas cegas e surdas.

A FaE fica no campus Pampulha da UFMG. Mais informações pelos telefones 3409-6360 e 3409-6347.