O estudante de publicidade Jeferson Monteiro anunciou hoje à tarde, no auditório Sônia Viegas, na Fafich, que a sua principal criação, Dilma Bolada, fenômeno de audiência na internet, deverá tirar férias forçadas em 2014 por conta das próximas eleições presidenciais. "É para evitar conflitos e polêmicas em torno da personagem", justificou o estudante, na palestra de encerramento do evento TipCOM: tendências, idéias e práticas em comunicação, promovido pela Cria UFMG durante esta semana. Diante de uma plateia formada majoritariamente por estudantes de comunicação, Monteiro explicou que o perfil no Twitter surgiu, em 2010, após a criação do perfil oficial da então candidata Dilma Rousseff . “O ''i' maiúsculo tem a mesma grafia que o 'l' minúsculo no Twitter. Eu percebi essa brecha e resolvi criar o perfil da Dilma, com o 'i' maiúsculo, antes que outra pessoa o fizesse. Dessa forma, a grafia do perfil ficou igual à oficial”, detalhou Jeferson, lembrando que, no início, as postagens não tinham periodicidade certa; ao perceber o crescimento do público o estudante passou a se dedicar mais à página. O sucesso foi instantâneo, e Jeferson deixou o curso de administração de empresas e atualmente faz publicidade em uma universidade no Rio de Janeiro. Em novembro de 2011, Jeferson criou a versão Facebook da Dilma Bolada. Sua personagem hoje tem mais de 100 mil seguidores no Twitter e mais de 284 mil fãs no Facebook. Com tanta visibilidade, ele conta que algumas pessoas chegam a acreditar que sua criação seja mesmo a presidente da República. Tanto que Dilma Bolada já recebeu reclamações sobre atrasos no pagamento do Bolsa-Família. Após o evento, Jeferson Monteiro concedeu breve entrevista ao Portal UFMG. Confira: Sucesso da Dilma Bolada Manutenção das páginas Mudança de curso Blog
No mínimo 100 pessoas seguem a página por dia. A imprensa auxiliou muito neste crescimento, chamou a atenção para o perfil. Os dois prêmios do Shorty Awards, o primeiro por melhor perfil fake, e o segundo por melhor uso de redes sociais no Brasil, também ajudaram.
A página funciona como um lazer, não tenho qualquer retorno financeiro. Todos nós gastamos muito tempo nas redes sociais, resolvi dividir um pouco desse tempo para construir um personagem meu. Eu notei que tinha leitores e isso é um grande incentivo para quem gosta de escrever; ter uma audiência tão grande é melhor ainda.
As pessoas sempre falavam que eu deveria fazer jornalismo, mas escolhi administração porque é uma escola muito aberta. Decidi que terminaria o curso e depois faria publicidade, não jornalismo. Acabei antecipando o processo. Cursar publicidade tem me auxiliado a entender o público e a perceber o real impacto do perfil.
Os objetivos do blog são agregar todo o conteúdo que já foi postado em um lugar só, onde as pessoas possam acessar uma plataforma mais amigável. Terei um espaço só meu, que reunirá grande número de variedades.