Autor do recém-lançado O século dos chefes: uma história transnacional da autoridade e do comando na primeira metade do século XX (1890-1940), o professor Yves Cohen, diretor da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, fará palestra nesta quarta, 15, a partir das 10h, no auditório do quarto andar da Biblioteca Central, no campus Pampulha.
Yves Cohen estuda a história da psicologia e a história da ciência, e é especialista em gestão governamental e industrial. Segundo ele, o século 20 viu aparecer o que se pode chamar de “figura do chefe” como um dos desdobramentos das revoluções industriais. Durante sua apresentação, Cohen vai abordar questões como que parte as ciências sociais tomaram na afirmação do chefe, em particular a psicologia e a sociologia, e como a história da ciência e a história da psicologia podem auxiliar na compreensão do fenômeno “chefe” do século 20.
Depois da palestra, Cohen vai autografar seu livro. A visita é uma promoção do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, com apoio do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Psicologia da UFMG.