Na hora de escrever relatos de pesquisa, como as crianças compreendem o processo da escrita? Como experiências sociais e culturais interferem nesse processo? Esses são alguns dos pontos que serão abordados pela professora norte-americana Melissa Wilson, doutora pela Ohio State University (EUA), na próxima edição do Ceale Debate, nesta quinta, 23. Com o tema Formando escritores de textos de não ficção: conversas em torno de um modelo cultural da escrita, a palestra terá início às 19h30, no auditório Luiz Pompeu da Faculdade de Educação da UFMG. Melissa Wilson também vai falar de como as práticas de interação de professores e alunos em sala de aula podem (ou não) ajudar as crianças a se apropriarem de uma cultura letrada escolar. A palestra será traduzida. O Ceale Debate acontece mensalmente na Faculdade de Educação. O objetivo é compartilhar resultados de pesquisas, concluídas ou em andamento, auxiliando na formação de professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. A inscrição, gratuita, pode ser feita pelo e-mail cealedebate2013@gmail.com. A edição de 25 de junho do Ceale Debate terá com tema O que agita o corpo na escola?, a cargo da psicanalista Ana Lydia Bezerra Santiago. Mais informações pelo telefone (31) 3409-5334. (Com assessoria de imprensa do Ceale)