Universidade Federal de Minas Gerais

UFMG exibe em pré-estreia nacional documentário sobre o processo de independência na África

terça-feira, 11 de junho de 2013, às 5h55

O filme African independence será lançado na UFMG, em pré-estreia nacional, nesta terça-feira, 11, às 14h, no auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). A exibição faz parte da Segunda Jornada de Estudos Africanos, que vai acontecer nos dias 12 e 13, no campus Pampulha.

O filme é dirigido pelo chefe do Departamento de Sociologia da Universidade da Pennsylvania e líder no Centro de Estudos Africanos da instituição, Tukufu Zuberi. Após a exibição do longa, o professor debaterá sobre sua obra.

O documentário trata dos problemas enfrentados para a conquista da independência africana. Ele apresenta a história do continente, sob a perspectiva de eventos como a segunda guerra mundial e o fim do colonialismo, e mostra as repúblicas africanas atuais.

Confira o trailer do filme.

Jornada de Estudos Africanos
Na quarta e na quuinta-feira desta semana, a UFMG vai lançar seu Centro de Estudos Africanos, reunindo 20 especialistas de centros similares de todo o mundo para jornada de debates.

Estarão presentes pesquisadores de instituições do Brasil, Moçambique, Gana, Guiné-Bissau, Reino Unido, Portugal, França, Canadá, Estados Unidos, México, Colômbia e Argentina.

O Centro de Estudos Africanos integra o Centro de Internacionalização da UFMG, a ser inaugurado no segundo semestre de 2014 e que abrigará outros quatro centros de estudos voltados para Índia, China, América Latina e Europa.