Universidade Federal de Minas Gerais

Isabella Lucas/UFMG
foto%20RILP.JPG

Revista lançada no evento traz artigos com reflexões sobre segurança alimentar em países de língua portuguesa

terça-feira, 11 de junho de 2013, às 8h30

Com artigos sobre a segurança alimentar em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guine-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, foi lançada na tarde desta segunda-feira a 25ª edição da Revista Internacional em Língua Portugesa, sob a chancela da AULP.

A publicação tem como editores os professores Bernardo Pacheco de Carvalho, da Universidade Técnica de Lisboa, João Mosca, da Universidade Politécnica de Moçambique, e Walter Belik, da Universidade de Campinas.

Em nota, os editores destacam que o tema da segurança alimentar é central para os oito países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP): “O fenômeno da desnutrição/má-nutrição está muito presente e a questão alimentar é obviamente uma prioridade no contexto das problemáticas de desenvolvimento sustentável em todo este espaço civilizacional”.

Entre os artigos, destaque para os efeitos econômicos da recente estiagem em Angola, analisados pelo professor David Tunga; grandes projetos e segurança alimentar em Moçambique, de João Mosca e Tomás Selemane; e segurança alimentar e a importância da cultura do caju em Guiné-Bissau, assinado por Bernardo Pacheco de Carvalho e Henrique Mendes.

No caso do Brasil, dois temas foram focalizados: a pobreza rural, por Antônio César Ortega, da Universidade Federal de Uberlândia, e o planejamento e os resultados da política segurança alimentar, tema da reflexão de Walter Belik, da Universidade de Campinas.

A publicação é lastreada por uma coordenação científica e pelos conselhos editorial e de acompanhamento científico. Este último tem entre os seus integrantes o reitor Clélio Campolina Diniz.