Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisadores expõem hoje trabalhos desenvolvidos no Brasil, América Latina e Estados Unidos

quinta-feira, 13 de junho de 2013, às 5h51

Pesquisadores de diversas partes do mundo discutem hoje (quinta, 13), no campus Pampulha, experiências brasileiras, latino-americanas e norte-americanas relacionadas aos estudos sobre a África. Este é o segundo dia da Jornada de Estudos Africanos, que está em sua segunda edição e tem como tema Cooperação acadêmica internacional no século XXI – A experiência dos centros de estudos africanos no mundo.

As experiências norte-americanas serão tema de mesa com início às 9h, e que terá participação de Thomas LeGrand, da Universidade de Montreal, Tukufu Zuberi, da Universidade da Pensilvânia, e Mamadou Diouf, da Universidade Columbia.

A partir das 11h30, Hilda Varela, do Colégio de Mexico, Rafael Díaz, da Pontifícia Universidad Javeriana, da Colômbia, e Diego Buffa, da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), vão apresentar a perspectiva latino-americana para os estudos africanos.

A pesquisa desenvolvida no Brasil será mostrada por Claudio Pereira, da Universidade Federal da Bahia, Margarida Peter, da USP, e Nanci Valadares, da Universidade Cândido Mendes. A mesa terá início às 14h30.

Às 17h, a Jornada será encerrada por conferência de Paulina Chiziane, primeira mulher romancista de Moçambique.

A Jornada conta com pesquisadores de instituições do Brasil, Moçambique, Gana, Guiné-Bissau, Reino Unido, Portugal, França, Canadá, Estados Unidos, México, Colômbia e Argentina. Na abertura do evento, a UFMG lançou seu Centro de Estudos Africanos, que integra o Centro de Internacionalização da UFMG, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2014 e que abrigará outros quatro centros de estudos voltados para Índia, China, América Latina e Europa.

A programação está no site da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).