Universidade Federal de Minas Gerais

PizindinFotoDUONACORDAporAlyssonRodrigues.JPG

Duo de violão e violino toca choros esta noite no Conservatório

terça-feira, 18 de junho de 2013, às 5h52

O Duo Na Corda (Guilherme Pimenta, violino, e Daniel Christófaro, violão) se apresenta nesta terça-feira, 18, às 20h, no Conservatório UFMG. O show, que também contará com músicos convidados, integra a programação do Projeto Pizindin – Choro no Palco.

Guilherme e Daniel vão tocar músicas de Guinga, Villa-Lobos, Jacob do Bandolim, Hermeto Pascoal e Pixinguinha, ao lado dos convidados Felipe Bastos (percussão), Gilvan Miguez (violão), Aline Miguez (voz), Camilo Christofaro (contrabaixo) e Eliseu Barros (violino).

O Duo Na Corda busca leitura diferenciada do repertório de música de câmara e MPB, com o objetivo de divulgar obras de épocas e estéticas diversas. Já se apresentou no Centro Cultural UFMG, no programa VivaMúsica! da Escola de Música da UFMG, no Museu Abílio Barreto, na Fundação de Educação Artística e na série Sexta Erudita na PUC Minas.

Guilherme Pimenta
Violinista, iniciou seus estudos no Conservatório Estadual Lorenzo Fernandes, em Montes Claros (MG). Formou-se bacharel (violino) na Escola de Música da UFMG, participou de importantes eventos de música erudita, como Festival Internacional de Brasília (2007), Femusc, em Santa Catarina (2007, 2008 e 2010), Festival Música nas Montanhas, em Poços de Caldas (2009 e 2011), e Festival Internacional Música no Pampa, em Bagé/RS (2011). Também participou do V Festival Nacional de Choro, promovido pela Escola Portátil de Música em Belo Horizonte (2010).

No ano passado, Guilherme participou de projeto com a cantora Coline Levaux, por dois meses na Bélgica, envolvendo concertos, gravação de CD e DVD. Ainda em 2012, mudou-se para os Estados Unidos para iniciar mestrado em performance com o professor Carmelo de Los Santos.

Daniel Christófaro
Ingressou na Escola de Música da UFMG no curso de graduação em Composição e mais tarde mudou a ênfase para violão, concluindo a graduação em 2004 na classe do professor Fábio Adour. Mestre pela Escola na linha de pesquisa de performance musical, desenvolveu a pesquisa intitulada A formação violão e cordas – O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens.

Participou de vários concursos, e obteve o primeiro lugar no 1º Concurso para Jovens Intérpretes de Música Contemporânea e a vaga na área de cordas dedilhadas no concurso Jovens solistas da UFMG, quando se apresentou frente à Orquestra da Escola de Música da Universidade, tocando O concerto duplo para violão e bandoneon.

Executou na série VivaMúsica da UFMG, em 2008, a peça Lúdica para violão e cordas, de César Guerra-Peixe. Lecionou violão no curso de extensão e na licenciatura da UFMG como bolsista de mestrado.

Os ingressos custam R$15 e R$7 (meia) e serão vendidos no dia do show, a partir das 19h. O Conservatório UFMG fica na avenida Afonso Pena, 1534, Centro. Mais informações pelo telefone 3409-8300.

(Com assessoria de imprensa do Conservatório UFMG)